Este tema enfatiza a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
No artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
Mas, infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: condição de calçamento publico, arquitetônicas, transportes, comunicações e nas informações tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as que se referem a atitudes e comportamentos pessoais que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Preconceito até mesmo na própria família (infelizmente).
E para que esse sonho se realize e consigamos superar estas barreiras que são grandes, essa semana traz para nós, COMDEFSC e SMPD e OSCs o trabalho pela conscientização inclusiva, que possamos despertar na população não somente uma reflexão, mas uma inspiração e determinação para identificar e colocar um ponto final em ações de comportamentos preconceituosos e concepções que desagregam e se materializam como muros, nas mentes e nos corações das pessoas. Pois só assim, viveremos em um país inclusivo.