Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 com o tema superar barreiras para garantir inclusão

Este tema enfatiza a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

No artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Mas, infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: condição de calçamento publico, arquitetônicas, transportes, comunicações e nas informações tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as que se referem a atitudes e comportamentos pessoais que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Preconceito até mesmo na própria família (infelizmente).

E para que esse sonho se realize e consigamos superar estas barreiras que são grandes, essa semana traz para nós, COMDEFSC e SMPD e OSCs o trabalho pela conscientização inclusiva, que possamos despertar na população não somente uma reflexão, mas uma inspiração e determinação para identificar e colocar um ponto final em ações de comportamentos preconceituosos e concepções que desagregam e se materializam como muros, nas mentes e nos corações das pessoas. Pois só assim, viveremos em um país inclusivo.

Seja um Colaborador

Precisamos da sua ajuda para manter este projeto em andamento. Qualquer quantia será muito valiosa para nós.

Depósito / Transferência:
Banco Itaú: 341 Agência: 0049
Conta Corrente: 14802-6

Ou via PIX: 09.241.304/0001-15 (CNPJ)

Caso queria que seu nome seja citado em nossa página de colaboradores, envie o recibo para pastoralcarcerariasaocarlos@gmail.com com seu nome completo.

Ajudando a Associação Bom Samaritano você ajuda a construir uma sociedade melhor para todos.